POST

NOSSO BLOG

/
/
A importância do Capital de Giro na Administração das Empresas

A importância do Capital de Giro na Administração das Empresas

A importância do Capital de Giro na Administração das Empresas
Muito se ouve falar sobre capital de giro, mas a verdade é que poucos empresários sabem o que é capital de giro ou entendem sua importância para a administração das empresas.
O objetivo deste artigo é ajudar aos empresários a entender este conceito, lhe ajudar a compreender seu significado e o quão ele é importante para o sucesso de uma empresa.

Mas, afinal o que é Capital de Giro?
O capital de giro é o dinheiro necessário para bancar a continuidade do funcionamento da sua empresa, ou seja, é o dinheiro necessário para manter a empresa funcionando no intervalo de tempo entre o investimento, como por exemplo as compras feitas com os fornecedores, até o retorno do lucro para seu caixa. Portanto, é o insumo necessário para o funcionamento das suas atividades do dia a dia.

Qual a importância do Capital de Giro para as empresas?
Toda empresa deve possuir essa quantia de dinheiro para garantir a manutenção da empresa, chamada Capital de Giro. Seja utilizado como recurso de financiamento aos clientes (nas vendas à prazo), para pagar despesas operacionais, realizar a compra de matéria-prima, realizar uma reforma, inovar o maquinário ou simplesmente para ser aberta. Além disso, qualquer custo extra como um novo produto no estoque gera uma movimentação financeira.

Quais as fontes de Capital de Giro Empresarial?
Existem 2 fontes básicas de capital de giro:
• Capital próprio: Parte do dinheiro dos sócios é usada para adquirir equipamentos, imóveis e para formação de caixa, ou seja, capital de giro;
• Capital financeiro de terceiros: Empresas podem tomar empréstimos de curto prazo para financiar suas operações ou então descontar títulos em fundos de fomento. Desta forma, elas usam capital de terceiros para girar o caixa.

Quando optar pelo financiamento para Capital de Giro?
O financiamento costuma ser utilizado quando os empreendedores notam que as corporações estão com as finanças descontroladas. Ou, quando as contas da empresa não são devidamente planejadas. Também é uma saída quando as empresas precisam de investimentos para crescer, mas os proprietários não possuem recursos próprios para isso.
Se o financiamento for a solução, o mais indicado é fazê-lo com planejamento, com a certeza de que a empresa pode garantir o pagamento do serviço. Outras dicas importantes são:
• Pesquisar as melhores condições do mercado;
• Fazer financiamentos e empréstimos de maneira responsável;
• Corrigir procedimentos de compra e venda, evitando dívidas;
• Manter a saúde do Capital de Giro e realizar os pagamentos adequadamente.

Diversas instituições financeiras oferecem o serviço de financiamento para Capital de Giro. De uma maneira geral, a dica é nunca contratar um serviço bancário sem antes realizar uma pesquisa de mercado a fim de identificar qual a menor taxa de juros encontrada.

Portanto, o capital de giro é de grande importância para as finanças da empresa, determinando reflexos visíveis no desempenho futuro, na realidade, todas as decisões financeiras que venham a ser tomadas por uma empresa requerem cuidadosa atenção ao seu ciclo operacional.
Administrar o capital de giro do seu negócio significa avaliar o atual momento, as faltas e as sobras de recursos financeiros e os reflexos gerados por tomadas de decisões em relação a compras, vendas e à administração do caixa. Observe sempre esses fatores, pois uma administração ineficiente afeta drasticamente o fluxo de caixa da sua empresa.
O sucesso de uma empresa está fortemente atrelado a boa saúde financeira desta empresa

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Ideale Contabilidade

Ideale Contabilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

SIGA NOS

Recomendado só para você
A contabilidade é mais essencial para a gestão empresarial do…
Cresta Posts Box by CP

Pronto! Acesse seu e-mail, confira a caixa de entrada ou lixo eletrônico e aproveite esse conteúdo incrível!

Caso de dúvidas nos contate imediatamente! até mais.