POST

NOSSO BLOG

/
/
/
A importância do Capital de Giro na Administração das Empresas

A importância do Capital de Giro na Administração das Empresas

A importância do Capital de Giro na Administração das Empresas
Muito se ouve falar sobre capital de giro, mas a verdade é que poucos empresários sabem o que é capital de giro ou entendem sua importância para a administração das empresas.
O objetivo deste artigo é ajudar aos empresários a entender este conceito, lhe ajudar a compreender seu significado e o quão ele é importante para o sucesso de uma empresa.

Mas, afinal o que é Capital de Giro?
O capital de giro é o dinheiro necessário para bancar a continuidade do funcionamento da sua empresa, ou seja, é o dinheiro necessário para manter a empresa funcionando no intervalo de tempo entre o investimento, como por exemplo as compras feitas com os fornecedores, até o retorno do lucro para seu caixa. Portanto, é o insumo necessário para o funcionamento das suas atividades do dia a dia.

Qual a importância do Capital de Giro para as empresas?
Toda empresa deve possuir essa quantia de dinheiro para garantir a manutenção da empresa, chamada Capital de Giro. Seja utilizado como recurso de financiamento aos clientes (nas vendas à prazo), para pagar despesas operacionais, realizar a compra de matéria-prima, realizar uma reforma, inovar o maquinário ou simplesmente para ser aberta. Além disso, qualquer custo extra como um novo produto no estoque gera uma movimentação financeira.

Quais as fontes de Capital de Giro Empresarial?
Existem 2 fontes básicas de capital de giro:
• Capital próprio: Parte do dinheiro dos sócios é usada para adquirir equipamentos, imóveis e para formação de caixa, ou seja, capital de giro;
• Capital financeiro de terceiros: Empresas podem tomar empréstimos de curto prazo para financiar suas operações ou então descontar títulos em fundos de fomento. Desta forma, elas usam capital de terceiros para girar o caixa.

Quando optar pelo financiamento para Capital de Giro?
O financiamento costuma ser utilizado quando os empreendedores notam que as corporações estão com as finanças descontroladas. Ou, quando as contas da empresa não são devidamente planejadas. Também é uma saída quando as empresas precisam de investimentos para crescer, mas os proprietários não possuem recursos próprios para isso.
Se o financiamento for a solução, o mais indicado é fazê-lo com planejamento, com a certeza de que a empresa pode garantir o pagamento do serviço. Outras dicas importantes são:
• Pesquisar as melhores condições do mercado;
• Fazer financiamentos e empréstimos de maneira responsável;
• Corrigir procedimentos de compra e venda, evitando dívidas;
• Manter a saúde do Capital de Giro e realizar os pagamentos adequadamente.

Diversas instituições financeiras oferecem o serviço de financiamento para Capital de Giro. De uma maneira geral, a dica é nunca contratar um serviço bancário sem antes realizar uma pesquisa de mercado a fim de identificar qual a menor taxa de juros encontrada.

Portanto, o capital de giro é de grande importância para as finanças da empresa, determinando reflexos visíveis no desempenho futuro, na realidade, todas as decisões financeiras que venham a ser tomadas por uma empresa requerem cuidadosa atenção ao seu ciclo operacional.
Administrar o capital de giro do seu negócio significa avaliar o atual momento, as faltas e as sobras de recursos financeiros e os reflexos gerados por tomadas de decisões em relação a compras, vendas e à administração do caixa. Observe sempre esses fatores, pois uma administração ineficiente afeta drasticamente o fluxo de caixa da sua empresa.
O sucesso de uma empresa está fortemente atrelado a boa saúde financeira desta empresa

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

SIGA NOS

Pronto! Acesse seu e-mail, confira a caixa de entrada ou lixo eletrônico e aproveite esse conteúdo incrível!

Caso de dúvidas nos contate imediatamente! até mais.